O desenho, implementação e validação de modelos de previsão de preços no mercado das telecomunicações, desenvolvidos no Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA, DETI e LASI), foi reconhecida pela Data Science Portuguese Association (DSPA). A equipa de investigação incluiu os investigadores Sónia Gouveia e Armando Pinho, e os estudantes da MIEET Vitória Cruz e Miguel Amorim, impulsionando o trabalho de colaboração em curso com a empresa tecnológica portuguesa Ritain.io.
Reconhecendo a relevância dos dados e promovendo a transição digital das PME, sensibilizando-as e dotando-as de conhecimentos, informações e ferramentas, a DSPA lançou o concurso “DSPA PME Digital Awards 2022”. Co-financiado pela COMPETE 2020, o principal objetivo deste projeto foi reconhecer publicamente as entidades que, devido à sua atitude e atividade inovadoras, constituem exemplos de criação de valor com base na utilização de dados. Além disso, através desta iniciativa, a DSPA pretendeu encorajar as PME portuguesas a apresentar soluções e abordagens criativas para a aplicação da Ciência de Dados, bem como dar visibilidade a projetos, produtos e serviços que se caracterizam pelo mérito e excelência no seu segmento, contribuindo para a sua transformação digital.
Na edição de 2022, a DSPA atribuiu o Prémio Protótipo à zenPrice, desenvolvido pela empresa tecnológica Ritain.io, que fornece ao mercado das telecomunicações uma ferramenta de tomada de decisão que lhe permite responder mais rapidamente às mudanças no mercado através de métricas e dados poderosos. Com base nos preços dos produtos praticados pelo mercado, entre outros fatores ou variáveis internas e externas, e utilizando tecnologias de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, a solução é capaz de apresentar sugestões e recomendações para a atualização de preços, carteira de produtos e serviços de telecomunicações. Os modelos de previsão AI/ML utilizados no zenPrice foram concebidos, implementados e validados em parceria com a equipa de investigação da IEETA (Sónia Gouveia, Armando Pinho, Vitória Cruz e Miguel Amorim), cuja contribuição foi decisiva para o sucesso desta iniciativa.
O Prémio Protótipo visa proporcionar reconhecimento a novos produtos ou serviços desenvolvidos e lançados pelas PME portuguesas, utilizando a Ciência de Dados e estando na fase de maturação do mercado. Este projeto foi reconhecido com base no grau de inovação e diferenciação da solução utilizando a Ciência de Dados, no impacto potencial da solução ou produto na organização e no mercado, e na análise da viabilidade da sua implementação.
Legenda da fotografia, da esquerda para a direita: Vitória Cruz, Sónia Gouveia, Miguel Amorim e Armando Pinho.